Pregação Fácil para Iniciantes – Aprenda Agora

Antes de você montar sua pregação é importante que você saiba alguns pontos cruciais para que sua pregação, traga edificação e impacte a vida dos ouvintes. Por isso siga essas dicas e saiba como pregar a palavra de Deus:

Dicas para Pregadores Iniciantes

pregação fácil para iniciantes

Recentemente, o pastor de uma grande igreja me perguntou se eu estaria disposto a oferecer treinamento em sermão para ajudar seu pastor de jovens. Depois de algumas conversas telefônicas sobre ministério e pregação, enviei um e-mail de consciência ao pregador incipiente que incluía nove dicas de pregação um tanto aleatórias.

1. INTRO.

Em relação à introdução de um sermão, menor é sempre melhor. Chegue ao texto o mais rápido possível. Apresentações longas raramente são úteis e geralmente se tornam uma distração. Mova todas as histórias, palavras, idéias não essenciais da introdução e, se essas histórias, palavras ou idéias merecerem sermão, sempre será possível inseri-las após a leitura do texto.

2. LEIA.

Ao pregar, nunca leia seu texto com rapidez ou reduza-o lendo apenas uma pequena parte. Leia o texto inteiro com paixão, pausas, emoções, energia e ênfase – sem comentários até terminar de ler o texto inteiro. Deixe o texto falar. Aborde a leitura do texto como a parte mais importante do sermão.

3. Texto

Depois de ler o texto, pregue o texto. Fique no texto. Vá fundo no texto. Verifique se tudo o que você diz vem do texto. Lembre-se de que o poder de mudar a vida está na Sua palavra, não nas suas palavras.

4. Contexto .

Não aborreça seu público com trivialidades contextuais. Embora seja necessário explicar o contexto, resista à tentação de dizer tudo o que você sabe agora sobre comida, geografia e religião do Oriente Médio. Exclua todos os comentários de contexto que não contribuem diretamente para o seu ponto principal. Deixe-o no andar de edição ou salve-o em outra mensagem.

Veja Também: Pregação sobre Libertação

5. Pare.

Prepare como você interromperá o seu sermão e planeje parar cinco minutos antes do seu limite de tempo. Um final apressado não é um bom final; portanto, planeje bastante tempo para terminar corretamente.

6. Coração.

É mais importante que as pessoas reconheçam o coração de Deus sobre o texto / tópico do que se lembrem de seus pontos. Se eles pegarem o coração de Deus, serão transformados. Se eles se lembram dos seus pontos, bem, eles realmente não se lembram deles, então concentre-se no coração.

7. Amor.

A pregação eficaz requer mais do que exegegar adequadamente um texto, mas também exige uma exegese apropriada da cultura e da comunidade. Em outras palavras, uma boa pregação requer amar a Bíblia e amar as pessoas que ouvem. Não pregue até ter certeza de que realmente conhece, entende, ama e se importa com as pessoas que ouvirão seu sermão. A pregação deve ser uma coisa de “falar a verdade no amor”, portanto, o amor é um pouco importante.

8. Ação.

Quando queremos levar as pessoas à ação, especialmente à ação evangelística, é melhor enfatizar o que Cristo fez por nós do que o que fazemos por ele . Meu professor de homilética favorito do seminário disse assim: “Os pregadores culpam ou pregam seu povo em ação”. Como a maioria das pessoas da igreja já tem culpa mais do que suficiente, os pregadores podem querer escolher a opção do evangelho.

9. Audiência.

Deus é sua audiência final. Pregue para honrá-Lo. Não pregue para agradar o pastor sênior, o visitante pela primeira vez, a grande lista ou o crítico que sabe tudo. A melhor pregação é feita para agradar ao Senhor, mesmo que ninguém mais esteja satisfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *