Guia Universal Como Elaborar Sermões Eficazes!

Guia Universal Como Elaborar Sermões Eficazes!

Clique no botão abaixo para receber gratuitamente o E-book!

Baixar AgoraClique no botao acima

Pregação sobre Ana – O Seu Tempo vai Chegar

Pregação sobre Ana: O seu tempo vai chegar

1 Samuel: 1

Você já sentiu como se todos conseguissem realizar seus sonhos, seus projetos, seus desejos enquanto você fica ali, se perguntando quando a sua hora ia chegar?

Se isso já aconteceu com você, leia até o final esta mensagem e veja o recado que Deus tem hoje para a sua vida.

Quando a grama do vizinho é mais verde

Muitas pessoas hoje em dia compartilham através das redes sociais, do Facebook, do Instagram, momentos em suas vidas que, para quem olha, parece que está tudo às mil maravilhas.

É uma viagem… Um carro novo… Um restaurante bonito… Um relacionamento dos sonhos.

E em um impulso quase irresistível, a pessoa chegar pensar…“Como aquela pessoa conseguiu aquilo, e eu não? 

Não bastasse nossas próprias frustrações, surgem muitas vezes as cobranças da família e o sentimento que surge é de humilhação e vergonha, como se fosse um fracassado.

Mas a verdade é que existem situações nesta vida que, por mais que você faça, por mais que você se dedique, por mais que você corra atrás, você só vai conseguir no tempo de Deus.

Veja o que aconteceu com Ana, casada com Elcana, que também era casado com Penina.

Acontece que Penina conseguia gerar filhos e Ana, era estéril. 

Aquela situação deixava aquela mulher extremamente angustiada e sua rival, Penina, vendo sua fragilidade, ainda caçoava dela a ponto de Ana perder a fome de tanto chorar.

Você já teve alguma Penina em sua vida? Se sim, você não está sozinho.

Mas, Ana não desistiu dos seus sonhos. Ana buscou ao Senhor de todo o seu coração. Ana não ouviu a voz de derrota das pessoas ao seu redor que a consolavam para que se conformasse em não ter filhos.

Ana tinha um desejo ardente em seu coração e a palavra de Deus nos revela que quando já não tinha nem mais forças para orar, fez um voto com o Senhor, veja:

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” 1 Samuel 1:11

Quando o homem clama a Deus, Ele age

Você já tentou resolver algum problema com as suas próprias mãos? À sua própria maneira?

Quando Ana era humilhada, dia após dia por Penina, ela certamente tentava de tudo que estava a seu alcance ter seus filhos. 

Mas, meus irmãos, acontece que existem situações que só se resolvem quando Deus entra na história e só você pode fazer este convite.

Veja o que aconteceu com Ana quando ela clamou ao Senhor:

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.”

1 Samuel 1:20

O que será que existe em sua vida que você já tentou de tudo e não conseguiu resolver? Um relacionamento, algo na sua saúde, alguma questão profissional?

Meus irmãos, há batalhas que só se vence com joelhos no chão e muita oração. Porque a palavra de Deus nos revela que quando somos fracos e reconhecemos que precisamos do Senhor, Ele age! Através de sua força e do seu poder que habita em nós!

Foi exatamente isso que aconteceu com Ana.

Como você retribui a Deus as bênçãos que recebe

Imagine por alguns instantes a situação de Ana. Ela, que nunca tinha conseguido ser mãe, nunca tinha tido a oportunidade de gerar uma vida, sentir sua barriga crescendo, o bebê mexendo, depois sentir toda a dor do parto, ver ali aquela vida tão pequena e dependente do seu leite materno que pouco a pouco, o faz crescer para então, entregá-lo na casa do Senhor.

Você consegue imaginar como estava o coração daquela mulher?

Pois veja o que a palavra de Deus nos revela sobre a postura de Ana:

“E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança.

E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli.

E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.

Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.

Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.” 1 Samuel 1:24-28

Como você estaria se você fosse Ana e estivesse diante de uma promessa como essa. 

Você daria conta de cumprir? Ou daria um jeitinho pra “explicar” ao Senhor os motivos para não cumprir?

Ana deu tudo de si e adorou a Deus. Ela poderia ter prometido ao Senhor e ter falhado com Deus na hora de cumprir sua promessa. Mas não. 

Aquela mulher abriu mão da sua maternidade, de conviver diariamente com seu filho, para que a obra do Senhor se cumprisse na vida daquele menino que foi uma benção na vida do seu povo. 

Conclusão da Pregação sobre Ana:

Meus irmãos, o tempo do Senhor chegará em sua vida quando você perceber que não é pela força do seu braço. 

Quando decidir abrir mão do controle da sua vida, e a entregar a Deus para que Ele, em seu tempo, o abençoe como quiser, e no tempo do Senhor.

Não perca a esperança. Não perca a fé. Não esmoreça porque a vitória chegará em sua vida e até aqueles que riram, debocharam e te humilharam vão ver e glorificar a Deus através do seu testemunho.

Que Deus te abençoe grandemente!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.