Esboço de Pregação sobre Libertação – Liberte-se do “EU”

Neste esboço de pregação sobre libertação, vamos falar sobre a libertação do interior do homem. Pois a maior libertação que uma pessoa pode ter em sua caminhada com Cristo, está além de ser liberto de espíritos malignos, ou vícios, ou até mesmo traumas do passado.

Esboço de pregação sobre libertação

 esboço de pregação sobre libertação

Introdução da pregação sobre libertação: Lucas 9:23

“Então disse a todos: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”.

Agora você se pergunta: o que é negar a si mesmo? Negar a si mesmo vai além de ter práticas religiosas, pois você pode tê-las, e mesmo assim o seu “eu” pode estar reinando, e não Jesus Cristo.

Jesus conhecia o interior do homem, conhecia a alma de cada um. Por isso cada um deve negar o seu “eu” interior, deve negar a sujeira, que está na alma de cada um de nós. Você tem que entender que, após o pecado original de Adão, houve uma consequência na alma do homem, e esta consequência se refere ao resultado que o pecado proporciona.

Em nossa alma há um lodo de sujeira, e se não fosse assim, já estaríamos andando como Cristo andou, mas a própria palavra nos diz que, a nossa alma está sendo regenerada, ou seja, ela está voltando ao seu estado original, onde ela era submissa ao espírito do homem.

Antes de Adão pecar, o seu espírito estava no controle junto com o Espírito de Deus, pois é no nosso próprio espírito que Deus fala e semeia os seus desígnios.

Para que você entenda o que eu estou falando, você tem que entender o propósito pelo qual Jesus veio à terra, e esse propósito está além de salvar a humanidade. Mas sim de restaurar um plano original que Deus teve em sua criação. Pois não é a toa que Jesus é chamado de o segundo Adão.

Jesus veio a terra para restaurar um relacionamento entre Deus e o homem (2 Co 5:18). Por isso quando dizemos que Jesus é somente o caminho para salvação, não estamos explanando como um todo o propósito pelo qual Jesus veio à terra. É importante entendermos o plano original de Deus, ainda mais para aqueles que pregam a palavra.

Jesus é o caminho para o Pai

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

Perceba que Jesus veio com um ensino e uma missão dada por seu Pai, ele veio para revelar quem é o Pai e, dá a verdadeira identidade, de quem Deus deve ser para o homem.

Somente o filho Jesus revela o Pai, e para chegar neste lugar devemos permanecer nos ensinos de Jesus.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:31,32

A Verdade que Jesus está falando, é Ele mesmo, pois logo em seguida Ele diz:

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:36

Muitas pessoas pensam que a libertação se resume em ser livre de um vício, ou de uma opressão maligna. Mas esta libertação é algo profundo que deve acontecer no interior de cada um. Pois conhecer a Verdade, significa que, eu realmente conheço a Jesus.

Mas esse conhecimento não está relacionado a ter informações acerca de quem, ou de algo, as informações, os ensinos, são somente a base inicial que eu tenho que estar para que conheça a pessoa chamada Jesus.

O que significa a palavra conhecer na bíblia?

Você pode ver na bíblia que a palavra “conhecer”. Pode ter o sentido de relacionamento. Vejamos:

Na concepção bíblica a palavra “conhecimento”, não está enraizada na parte intelectual. E refere-se sim a algo experimental que está embutido nas emoções. A palavra no hebraico para conhecer na bíblia é yada”. Quando está palavra se refere diretamente a Deus, significa um “envolvimento intenso, tão intenso que vai além de meras informações, e do intelecto”.

Então só é possível conhecer de fato a Deus. Quando permaneço me relacionando, de uma forma sincera e verdadeira.  De forma que este caminho que todos temos que traçar para conhecê-lo, deve ser cultivado com renúncia e obediência.

Porque se você se perder no caminho, restará muitas obras… Mas no final Jesus poderá dizer: “Eu nunca te conheci”.

Mas como chego neste lugar aonde conheço o Pai?

Convido você agora a ver o video abaixo. E veja o lugar que pode chegar, até o ponto que possas dizer: “Eu conheço”.

Além deste estudo e esboço de pregação sobre libertação, recomendo que veja outros artigos e materiais par o seu crescimento espiritual, e ministerial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *